domingo, 11 de abril de 2010

DIA 8: TREKKING DE BIKE, BY BY ATACAMA

A camera quebrou, entao vamos de palabras.  Bem, hoje acaba a etapa Atacama da trip. San Pedro é assim: predios baixos, de barro, muito rusticos. Quase todo mundo vive onde trabalha. Sao centenas de cachorros pela cidade, e todo mundo parece ser dono deles. Voce pode estar tomando café na cafeteria mais estilosa , que dois cachorros podem entrar e ficar rocando na sua perna sem que ninguem se espante. Hoje na lan house pela manha, enquanto a atendente preparava o café de um cara, os cachorros, uns cinco entraram, ela fez uma especie de passa! Passa! Chileno, e eles deram um pasión para tras e continuara monde estavam, enquanto a moca seguia fazendo café, resignada. Os turistas sao muitos e de tudo quanto e canto conheci australianos, americanos, suicos, alemaes e muitos franceses. A lengua e um pouco extraña porque todo mundo fala um pouco de ingles, ai a lengua usual ser o español entre nativos, e um ingles oficialmente tosco entre as diferentes nacionalidades, mas se vc for ingles, e quiser falar ingles como de onde veio, ninguem te entende. Hoje quase nao fiz o treking de bike o que seria uma grande besteira. Visitei uns lugares realmente fantasticos, mas sempre havia muita gente e hora de cegada e saida do onibus, entao eu ja tava meio de saco cheio das visitas ensaiadas. Hoje foi diferente, peguei a bike mais por obrigacao, eu nao ia vi de tao longe atoa ne, entao, fiz um mapa meio tosco com o cara da locador de bikes e fui e na medida que ia me afastando da cidade, ai eu fui comecar a entender. Entrei por uma estrada de areia, deserta, aonde eu contei dois carros passando  em 6 horas de pedalada. Ai chegei numas ruinas num morro, chamadas de pukara de kitor, muito bacana. Comecei a subir, e la do topo quando eu ólei pro outro lado, foi tipo, putaqueopariu!, a estrada entrava num oasis no meio d eum vale totalmente deserto, onde la no finalzinho tinha um rio. Conheci um casal de chilenos que estavam la e mandei aquela malandragem para arrancar umas fotos, mas dai ja estavamos no pe do morro. Tudo bem, peguei a bike e fui, me perdi, fui dar na casa de uma veia no meio do mato, que soltou os cachorros (literalmente) e parecia que ia me soltar um sortilegio ou coisa do tipo. Sai vazado, os cachorros aquí nao sao muito persistentes entao o au au ficou para tras e eu tentei outro cminho, indo dar no rio. Achei um lugar tranquilo, tiri a roupa e cai na agua mais desgra´cadamente fria que eu ja senti, ate agora estou com uma sensacao extraña no corpo so nao falo que e dormencia porque pode ser pneumonia. Ai encontrei dois chilenos voltando d eum vale, e pedi preles tirarem umas fotos de mim. Essa historia do cartao sd tem funcionado tao bem, que estou pensando em nao consertar a camera. Eles me indicaram onde estava a quebrada do diablo, meu objetivo final, e ai la fui eu e se eu tivesse um minimo de decencia eu diria que nao vou falar nada, que vc tem que ver por si so, mas como nao tenho, la vou eu vulgarizar a coisa:  é um percurso levemente ingreme dentro de um labirinto de rochas totalmente deserto, de solidao absurda e naturaza fantastica. Algunas vezes vctem que abaixar a cabeca, outras tem que empurrar a bike, mas entao, eu fui indo ate perceber a mudanza das sombras. O sol estava se pondo e como sao muitas pedras em varios lugares fzendo a sombra eu comecei a ver meio que tudo se mechendo, o que comcecou a confundir minhas referencias de caminho de volta, e comecei a ficar preocupado, porque o percurso era meio claustrofobico e a noite aquí mata as pessoas de frio, se eu me perdesse, tava fudido. Entao menino, ai eu tirei o mp3 de wlaking on the mon do the police e meti um the vines, e sai correndo em disfarada em direccao a saida da fenda (tipo, eu estava 30 minutos para dentro dela), com directo a derrapda, quase queda, e pulinho. E na medida que eu ia saindo o sol ia escurescendo as coisas atrás d emim, entao foi realmente uma sensa´cao básicamente gloriosa quando eu vi o sol na saida da fenda com a escuridao vindo me pegar por tras, tornando tudo ainda mais memorable. A sensa´cao de estr num lugar tao foda, totalmente sozinho (sem ter que se preocupar se neguinho pode te roubar ou coisa do tipo) é indescritivel, porque acho que nosso funcionamento nao esta realmente preparado para sim. Em dois momentos eu solucei, mesmo, como quem fosse chorar, porque, era uma sensa´cao inedita e meu organismo estava se acomodando. E ainda esta. Pedalei por 6 horas depois do almoco, depois de acordar as sete e ainda to pilhadao. Tipo, se so existissem dois tipos de Pessoa no mundo, as que acreditam que tem coisas que devem ser vistas, e s que credita que ja viram de tudo, traga mela pro Atacama e deixem elas trocarem de lugar. Ps: os teclados caqui sao um bosta. PS2: texto revisto pelo corretor do Word chileno( debe ter ficado melhor que meu portugues normal)
Bjao!manha volto a santiago!
ah, as fotos:


ruinas da pukara de quitor. A vista la de cima é absurda!



la, la no meio comeca a fenda maluca, a quebrada do diablo!


 na volta, encontrei outro csal chileno, e dalhe cartao sd!La no finzinho o rio dobra e d pra tomar um banho masssa!


2 comentários:

  1. Muito bacana, meus parabéns, espero estar se divertindo por aí mas, não se esqueça de voltar mais tarde (Risos!); está certo?

    Abraços e nos vemos por aí então!

    ResponderExcluir