quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia 17: Ancud

 Ancud é a maior cidade de castro,. uma ilha imensa, ultimo ponto antes das cordilheiras que impedem o acesso a patagonia. Tambem foi o ultimo ponto de resistencia espanhola antes de serem expulsos todos. Muitos chilenso me disseram que tambem é um local mistico-indio-astronomico-tarologico e tal mas disso eu nao vi muito. Acordei bem cedo, `peguei um onibus para puerto montt e de lá para ancud, 2 horas de viagem.

                                             como é uma ilha é preciso de barco...

..imensos aonde se entra com onibus e tudo, e se faz um passeio bem legal de meia hora ate a ilha. 
vista da bahia, bem em frente a rodoviaria.

o que mais chama a atencao em ancud sao as construcoes..

... que em pucon e puerto varas eram ate bem comuns, porem apenas nos pontos turisticos. Na periferia ou as casas eram mal cuidadadas, ou era padronizadas, mesmo formato tamanmho e cor, enfileiradas.

Em ancud nao. Sao muitas casas, e todas diferentes umas das outrasm, bem cuidadas e de cores vibrantes, onde as pessoas efetivamente vivem, nao uma coisa pra ingles ver.

Como ultimo ponto de defesa espanhol, haviam muitos fortes, e la fui eu conhecer. 

.....

....


Ai, beleza, fui beirando a costaencontrei outro forte, ai tao vendo aquele mirador na altura do meu cabelo? Entao, la fui eu tirar umas fotos dali. Parecia uma boa.

Mas bixo, quando cheguei la em cima, o tempo fechou, uma ventania desgracada, do tipo que derruba, ,chuva forte e fria, o vento vinha de lado e penetrava na capa entao...

...ai eu me enfiei debaixo da capa, prendi as laterais e fiquei assim, maiszoumenos uns vinte minutos ate a chuva diminuir e eu poder caminhar de volta.

descendo...

...ai, seguiu-se um joguinho muito divertido entre eu e a chuva. Eu tirava a capa, a chuva voltava, eu botava, ela parava, e como eu parecia me divertir com o fato, chegou uma hora aonde, apos botar a capa, nao so a chuva cessou, como tambem fez sol. O primeiro do dia. O clima sabe jogar pesado quando quer.

ai, entao, fui me confrontar novamente com minha falta de vocacao turistica: feira de artesenatos. Serei sempre eternamente grato as pessoas que compram croche desas senhoras, porqeu elas parecem ser gente boa, mas se depender de mim morrem todas de fome. Ficam assim, o dia inteiro crocheando. 


depois a volta, no ferrie ( o barco que carrega veiculos).No fundo, casinhas de palafitas,em castro tem muitas, sao patrimonio historico no chilñe.


Agora( com o sol), leoes marinhos...

O que nao amenizava o frio ( uma senhora ficava me olhando e dizendo que eu assustava ela. Que eu parecia um terrorista.Tá bom. )



by by ancud.

Nenhum comentário:

Postar um comentário