quarta-feira, 28 de abril de 2010

Dia 19 - pela manha: Punta arenas

 Acordei bem cedo, crente que de punta arenas tinha saida de hora em hora para puerto natales. Entao tipo, nove horas la tava eu no terminal descobrindo que saida de onibus, só 1 hora da tarde. Com tempo pra matar, fui conhecer a cidade d epunta arenas, que é até bem bacana, porque existem construcoes realmente grandiosas por causa da grana que ja rolou aqui porem,  a historia da colonizacao é meio tragica. Viviam aqui indiozinhos, mas os hmens brancos gananciosos descobriram ouro, e depois petroleo e tal, porem tinha um incoveniente, indios...coitados. E depois dos indios tinha o frio e a fome e muitos morreram na tentativa de olonizar e tal. Atentem para o fato de que eu nao me atenho a ordem cronologica dos fatos da colonizacao, entao os indios podem bem ter morridos todos ontem. Sou novo na cidade.

 no centro da praca um monumento bem grande em homenagem a gente velha barbuda e morta

dai fui conhecer a mansao braun menedez, ou menezes, ou cardoso. Sou melhor com fisionomias...

...mas esse museu foi disparado o mais legal de todos porque tipo, o cara que mandava em punta arenas morou aqui com a familia, ai tudo muito bem conservado, e explicado, na foto o escritorio do barao...

saleta de jogos e tal...

lanchonete...

quartinho de casal...

...as escolas trazem suas matilhas para ter aula sobre a historia local no museu. bacana...

 ..depois, no undeground da mansao, os quartos dos empregados, cozinhas e tal.A mansao é muito grande, muitos comodos fantasticos,se fosse postar tudo faltava tempo...

 e ainda no subterraneo, eles fizeram uma area bem grande para exposicoes de artistas locais...

e no andar de cima, uma exposica conta a historia da colonizacao. Segundo o banner, a primeira tentativa, so chegou um cara vivo, e com ele a gripe que dizimou metade da populacao india nativa. 

depois, na linha de turismo religioso fui conhecer a igrejinha, mas o bacana foi que na hora que eu cheguei la...

...uma pequena matilha entoava uivos sacros, com a acustica da igreja e tudo mais, foi um som da hora.


ai, fui pelos bosques em direcao ao cemiterio local...

aonde muitas familias ricas estavam enterradas...

...e dai, um mausoleu mais doido que o outro...

......

....


saca só as arvores. O cemiterio é tao grande que ele tem ruas e as ruas tem nomes, e essas arvores enfileiradas foram verdadeiros labirintos. Deveras elegante o local. Depois fui pegar meu buzu pra puerto natales yeah yeah.

2 comentários:

  1. ta vivo menino???... rs
    achavamos que o mostro da neve tinha levado vc
    hehehe

    mas q doido esse lugar aí, hein

    abrax

    ResponderExcluir
  2. Esse cemiterio é brutal ein!


    Beijos,querido.

    ResponderExcluir